5 PASSOS PARA UMA LEITURA PROVEITOSA DA BÍBLIA – DICA 3/5

Se desafie a cada leitura da Bíblia que fizer a encontrar um motivo de louvor e a registar em suas anotações devocionais, isso certamente irá transformar seu momento devocional e seu coração.
ENCONTRE UM MOTIVO DE LOUVOR
Há algo na essência do ser humano que o chama para uma vida de louvor, há algo, um espaço em sua alma que é preenchido por uma vida de louvor e adoração. Timothy Keller em seu livro “Oração” (2016) traz um importante argumento sobre esse assunto: “Nossa mais fundamental identidade e modo de ser na vida são definidos por aquilo que amamos” (Keller, 2016, p.190). Aquilo que ocupa em nossa vida esse espaço de louvor e adoração define muito do que somos.
Quando lemos a Palavra de Deus podemos observar em toda sua base, não somente um chamado para o louvor ou a importância do louvor, mas encontramos motivos de louvor em toda a escritura.
Esse é um princípio poderoso que devemos aplicar em nosso momento de dedicação e meditação na Palavra de Deus.
“Aquele que oferece sacrifício de louvor me glorifica, e aquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação.” Salmo 50.23
O louvor abre caminho em nossa mente e coração para que possamos ver a salvação de nosso Deus. O pastor David Paul Yonggi Cho em seu livro “A oração eficaz”(2001), disse que “o louvor a Deus traz a sua grandiosa obra para nosso meio!” (Cho, 2011, p. 92)
Essa é uma realidade incontestável, Paulo e Silas viveram isso na prisão, quando as cadeias caíram e o povo de Israel quando deram brados de louvor e as muralhas de Jericó vieram por terra.
Ao ler a Palavra de Deus encontramos muito da essência de Deus, louvamos por sua fidelidade, por sua proteção, por seu livramento, por sua provisão, por seu perdão, por sua redenção, por sua justiça, por sua santidade, por seu amor, por sua grandeza…
C. S. Lewis diz que “a falta de louvor a Deus é a falta de realidade, e que louvá-lo nos ajuda a entrar no mundo real e a desfrutar de Deus mais plenamente.” (Peterson, Answering God, p. 128)
Cada partícula da Palavra do Senhor revela algo de Deus, e apresenta motivos de louvor e nos leva a desfrutar da presença de Deus e de sua revelação de forma plena.
A medida que desenvolvemos uma vida de louvor e adoração a Deus, nosso relacionamento com o criador e com sua Palavra é afetado diretamente, pois o amor de Deus nos impacta e muda nossa forma de ver e compreender todas as coisas.
Como Keller descreveu em seu livro sobre oração:
“Por que o louvor e a adoração haveriam de causar tamanho efeito em nós? Porque, dos três tipos de oração – adoração, confissão, súplica – o louvor é aquele que desenvolve diretamente amor por Deus e, se Agostinho tiver razão, somos basicamente o que amamos” (KELLER, Oração, p. 190)
Se desafie a cada leitura da Bíblia que fizer a encontrar um motivo de louvor e a registar em suas anotações devocionais, isso certamente irá transformar seu momento devocional e seu coração.
Tweet
Encerro esta reflexão com o Salmo 150 e seu chamado à uma vida de louvor a Deus:
“Louvem ao Senhor. Louvem a Deus em seu santuário; louvem-no em seu poderoso céu. Louvem-no por seus atos de poder; louvem-no por sua insuperável grandeza. Louvem-no com som da trombeta, louvem-no com a harpa e a lira, louvem-no com tamborim e danças, louvem-no com cordas e flauta, louvem-no com o bater de címbalos, louvem-no com címbalos retumbantes. Tudo que tem fôlego louve o Senhor. Louvem o Senhor”.
E que seja assim, seja o nosso Amém sobre as palavras de Davi: Sonda-me, vê se há em mim algum caminho e guia-me pelo caminho!
Shalom!
5 PASSOS PARA UMA LEITURA PROVEITOSA DA BÍBLIA – DICA 2/5

Mantenha seu coração sensível ao Espírito Santo, aventure-se pela Palavra de Deus e sobre tudo, PREPARE-SE para uma conversão no seu caminho!
SONDANDO O CORAÇÃO
Posso dizer ser um dos grandes desafios para qualquer cristão, o fato de ler a Bíblia dentro de uma perspectiva pessoal, ou seja, sempre partir da aplicação na sua própria vida. Temos uma forte tendencia a querer aplicar a Bíblia na vida das pessoas que nos cercam, na comunidade que vivemos, porém, a premissa da palavra de Deus é que ela comece seu confronto em nosso próprio coração, esse é o ponto de partida!
O salmista Davi tornou esse princípio muito claro quando escreveu o salmo 139 e nos versículos 23 e 24 pontua:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”
Temos algumas lições preciosas nesse sentido. A Palavra de Deus nos diz que os nossos pecados fazem separação entre nós e o nosso Deus, e nada além disso (Romanos 8.35-39), nenhuma força externa pode mudar o curso do amor de Deus, mas os nossos pecados podem nos separar da presença de Deus, outro ponto importante a ser pensado é que nossas orações são afetadas pelo pecado.
“Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; e os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.” Isaías 59.2
Não há como negar que o pecado é um entrave no relacionamento entre Deus e o homem. E muitas vezes a nossa vida de meditação na Palavra de Deus é afetada diretamente pela vida pecaminosa que levamos.
Vamos a Deus carregados pelo peso, pela dor, pela obscuridade, pelo egoísmo, pela autocomiseração que o pecado coloca sobre os nossos ombros. Mas pela Palavra de Deus e ação do Espírito Santo, pela obra da cruz, ou seja, pelo sangue do cordeiro de Deus, Jesus, somos limpos desse peso e livres dessa condenação podemos desfrutar da Palavra de Deus e sermos alimentados por ela, e assim ela age sobre nossas vidas!
Ao ter seu tempo com Deus é importante, sempre, ao ler a Bíblia e ORAR, PEDIR QUE O ESPÍRITO SANTO SONDE O SEU CORAÇÃO, para ver se há algum pecado não confessado, e colocar isso diante de Deus em arrependimento.
Tweet
Muitas vezes na própria leitura da Palavra de Deus somos confrontados diretamente e chamados ao arrependimento e mudança de vida, mas para isso precisamos estar sensíveis e dispostos a ouvir.
O teólogo e escritor Rubem Amorese, em seu livro ICABODE faz uma reflexão sobre a leitura da Bíblia e seu impacto sobre o cristão, que vale destacar aqui:
“Aprender a Bíblia exige esforço e disciplina; exige análise; exige passar pela dor e incômodo de ouvi-la falar contra nós mesmos”
E que seja assim, seja o nosso Amém sobre as palavras de Davi: Sonda-me, vê se há em mim algum caminho e guia-me pelo caminho!
Mantenha seu coração sensível ao Espírito Santo, aventure-se pela Palavra de Deus e sobre tudo, PREPARE-SE para uma conversão no seu caminho!
5 PASSOS PARA UMA LEITURA PROVEITOSA DA BÍBLIA – DICA 1/5
O QUE DEUS ESTÁ FALANDO COMIGO?
Ouvir é uma arte de confronto, mas, o que quero dizer com isso? Que ouvir pressupõe baixar a guarda dos preconceitos, ou seja, é necessário abrir mão de predefinições e ideias para conseguir captar a mesangem que nos está sendo entregue.
Quando lemos a Bílbia, normalmente já carregamos para a leitura uma disposição de tudo aquilo que “sabemos” e com isso levantamos um barreira de dificuldade para ouvir de forma clara a Deus.
Bem, em primeiro lugar ao ler a Bíblia precisamos de uma disposição para ouvir o que verdadeiramente Deus quer falar através do texto. Existe o registro do texto, o que aconteceu, para quem foi escrito, a intenção do autor e dentro de todo esse contexto o que Deus quer falar conosco, afinal a Bíblia é a Palavra de Deus e ela ainda fala aos corações, pois A BÍBLIA NÃO É PASSADO E NEM PRESENTE, ELA É ETERNA, então seu conceito cabe dentro de nossos dias!
Há muitas passagens das escrituras que podem ser reescritas sendo colocadas de forma pessoal, ou seja, na primeira pessoa. Essa é uma prática que ajuda bastante!
Sempre quando ler a Bíblia se faça essa pergunta: O QUE DEUS ESTÁ FALANDO COMIGO? Isso vai orientar de forma clara seu tempo de meditação na palavra e vai trazer um objetivo em sua leitura.
Tweet
O porque dessa prática? No evangelho de João 16.13 encontramos o seguinte: “No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir.”.
Está claro que precisamos ser guiados pelo Espírito Santo, afinal, quem conheceu a mente de Deus? Em 1 Coríntios 2.9-11 o apóstolo Paulo fala que há revelação de Deus por intermédio do Espírito Santo, pois ele nos faz conhecer a vontade do Senhor!
SEMPRE LEIA A BÍBLIA BUSCANDO A PERSPECTIVA DO OLHAR DIVINO!
Estou bem certa de que na medida que nosso coração estiver disposto a ouvir a Deus, nosso entendimento será transformado pela Palavra de Deus!
BÍBLIA: HOW ARE YOU? (quem é você?)
Espada, Palavra da Verdade, Escudo, Palavra de Deus, Escrituras, Livro do Senhor, Oráculo de Deus, são alguns nomes pelos quais a Bíblia é chamada.
Sendo o livro mais lido e vendido do mundo, já foi traduzida para cerca de 3 mil idiomas, sengundo informações da Sociedade Bíblica do Brasil.
Embora seja o livro mais lido do mundo, há quem considere sua leitura de difícil compreensão.
O que você acha? Qual a sua experiência? Já se deparou com partes da Bíblia que não compreendeu nada?
Na jornada que fiz até então (cerca de 24 anos) posso dizer que não foi uma única vez que estive diante de um texto que exigiu mais do que apenas uma leitura.
Isso porque a Bíblia não é um livro que ignora detalhes, ou seja, o seu conteúdo faz referência a datas, história, espaço geográfico e cultural e muitos outros detalhes.
Outro aspecto importante é o fato que a Bíblia embora contenha tudo isso ela é “atemporal”, ou seja, ela opera no espaço de tempo da eternidade.
O plano contido na Palavra de Deus opera desde antes da fundação do mundo (1 Pe. 1.20 – Ap. 13.8).
Em Jesus a Bíblia deixou de ser um registro para se consolidar em nosso espaço e tempo, então o verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós!
A Bíblia não é apenas um conjunto de palavras, registros, citações ou livros, é a palavra viva.
A Bíblia é um livro em ação!


