…Reflexões sobre a Grande Comissão…

a_grande_comissaoMuito se ouve falar sobre a Grande Comissão, sobre a importância de ir. A Igreja de Cristo tem se proposto a divulgar a visão missionária e muitos estão se mobilizando para cumprir o IDE de Jesus. 

Mas pregar o evangelho, anunciar a boa nova não está relacionado somente a dar três tapinhas nas costas do perdido e dizer ‘Jesus te ama’. A Grande Comissão é muito mais que isso…

Essa semana eu vi o vídeo da segunda temporada do programa Povos e Línguas, e no final do vídeo a palavra do missionário Darrow Miller, falando sobre a grande comissão.

Abaixo segue a dissertação do missionário e no final deste post tem o link do vídeo para quem desejar ver o programa completo.

“Olá, eu sou Darrow Miller, e eu tenho sido um missionário transcultural de tempo integral por 30 anos. Trabalhando com a comunidade internacional de assistência e desenvolvimento. Duas grandes coisas que têm afetado a minha vida e visão de missões: Uma quando eu era estudante e tive a oportunidade de viajar para a Cidade do México e eu via a pobreza pela primeira vez, e Deus usou esse evento para mudar completamente a minha vida. Depois disso eu tive um grande desejo de me tornar um missionário e estar envolvido com países em desenvolvimento. Alguns anos depois eu tive a oportunidade de estudar com o Doutor Francis Schaeffer, em uma breve parceria na Suíça. E lá eu entendi a importância e poder da cosmovisão.

E naquele momento da minha vida percebi que eu não tinha uma cosmovisão mundial bíblica. Eu tinha um coração renovado, mas a minha mente ainda não havia sido renovada. E eu tinha que ter a minha mente renovada. E quando eu trabalhei com o “Food for the hungry”, uma organização internacional de assistência e desenvolvimento alguns anos depois, eu pude perceber que a raiz da pobreza não estava na falta de recursos, mas a raiz da pobreza estava nas ideias erradas, a raiz da pobreza estava nas mentiras. E eu comecei a juntar o que tinha aprendido sobre cosmovisão dentro de centros de missões transculturais e países pobres nos quais eu trabalhei.

Jesus antes de deixar essa terra, depois de ser crucificado, chamou seus seguidores para encontrá-lo na Galiléia, e quando eles chegaram Jesus lhes deu uma tarefa. Mas antes de dar a tarefa, Ele fez uma declaração profunda, uma declaração grandiosa, que era esta: “toda autoridade nos céus e na terra me foi dada”. Cristo é o Rei dos céus e terra hoje. E é a partir de Sua autoridade que Ele deus a grande comissão.

Deixe-me dizer isso de outra forma, sua grande declaração de ter toda autoridade sobre os céus e a terra estabeleceu uma base para a grande comissão. Então Ele, ao falar sobre sua autoridade, fala também sobre a missão que Ele tem para você e para mim. Uma missão que Ele tem para sua igreja e para o seu povo. E ao terminar Ele olha para seus discípulos e diz: portanto vão. Não é um “eu espero que você vá”, não é um “eu gostaria que você fosse”, é um comando, portanto vão. 

E então ele dá a tarefa, qual é a tarefa? É FAZER DISCÍPULOS de todas as nações. Se hoje você perguntar aos pastores e líderes de igrejas por todo mundo qual é a grande comissão, muitos vão dizer que é ir pelo mundo e pregar o evangelho e salvar vidas. E ao dizerem isso eu digo que não, essa não é a grande comissão. Leiam o que Jesus disse, leiam as suas palavras. E o que a palavra diz é: “portanto vão e façam discípulos de todas as nações”. A missão, a grande comissão é nada menos do que DISCIPULAR NAÇÕES. Nós temos uma tarefa, a igreja tem uma tarefa, o povo de Deus tem uma tarefa. E essa tarefa é levar o evangelho de Jesus Cristo não apenas para todas as nações, mas para ATINGIR todas as nações. Então não é o suficiente levar o evangelho ao redor do mundo, e levar pessoas para Cristo e plantar igrejas, nós já fizemos isso muito bem, obrigado. Você pode ir para África hoje, e em algumas nações africanas cerca de 80% professam a Cristo, as igrejas estão cheias e mesmo assim a África está na miséria. Famílias estão quebradas, a epidemia da AIDS está por todos os lugares, pessoas estão vivendo na pobreza. Nós não completamos a grande comissão, nós completamos a “comissão grega”. A “comissão grega” é apenas salvar almas para o céu. Jesus não nos deu uma “comissão grega”, ele nos deu uma Grande Comissão.

Os recursos de missões necessários são pessoas de diferentes estilos de vida. Nós precisamos de generalistas, mas também precisamos de arquitetos, nós precisamos de advogados, nós precisamos de empresários, nós precisamos de profissionais, nós precisamos de pessoas da área da saúde para pregar o evangelho. Pegar e fazê-lo atingir as áreas em que foram treinados. Atingir a medicina, atingir os tribunais, atingir a agricultura. Porque o evangelho de Jesus Cristo não é apenas ir ao redor do mundo. Deus quer ver as nações serem transformadas. E é o poderoso evangelho, levado em todas as áreas da vida, que Deus usará para transformar nações. Então nós precisamos melhorar os recursos de missões. eu encorajaria os pastores para pensar em termos, não apenas para liberar seu pessoal para essa grande missão, mas criar uma plataforma de suporte para acompanhá-los enquanto eles seguem o chamado de Deus para onde quer que seja. eu desafio vocês que são novos convertidos para pensar em termos de entregar suas vidas e ministrar, através de missões, outras partes do mundo. E fazer isso no contexto do chamado que Deus colocou em sua vida. Então que Deus te abençoe e te encoraje e que você tenha coragem para levar a sério a comissão de Jesus Cristo.”

Que este texto possa te levar a um momento para reflexão com relação ao cumprimento da Grande Comissão.

Deixe um comentário